• RESERVAR

Florianópolis

 FLORIPA

Florianópolis tem aproximadamente 42 praias e cada um dos quatro cantos da Ilha, Norte, Sul, Leste e Oeste, tem as suas características próprias, 
atraindo todo o tipo de turista.

Norte da Ilha

Praia dos Ingleses: é uma das praias mais procuradas por turistas. Tem 4,83 quilômetros de extensão, mar aberto, águas azuis e mornas. Em suas dunas é praticado o sandboard – descida de dunas em uma prancha de madeira e também são realizados passeios de banana boat.

Praia de Jurerê Internacional: é uma das praias mais nobres e badaladas de Florianópolis. Todo o bairro tem uma boa infraestrutura para receber turistas e pode ser visitada por quem quer aproveitar a praia ou curtir as melhores baladas de Floripa.
Praia de Canasvieiras: é um ótimo destino para passear com a família e com os amigos. Tem uma grande infraestrutura, os mares são calmos, praia movimentada e há diversas opções de passeios de escuna. De noite, é possível curtir os bares, restaurantes e assistir aos artistas de rua.

Cachoeira do Bom Jesus: uma praia sossegada, rodeada por natureza e com opções de restaurantes, farmácias, padarias e postos de gasolina. O mar é tranquilo e morno.

Praia Brava: a praia é badalada, as águas são límpidas, tem música e eventos dia e noite. A infraestrutura é ótima, a comunidade é bacana e o visual é privilegiado. No mar, há muitos surfistas e na areia tem lugares que servem bebidas e petiscos. É para quem gosta de diversão.

Sul da Ilha

Praia do Campeche: a estrutura do bairro é ótima, sendo a praia mais frequentada da região. O mar é aberto, gelado e com ondas fortes, excelentes para esportes como surf e kite. Na praia há uma área chamada Riozinho, que conta com quadra de vôlei, barracas de comida, bebida e espaço para apresentações musicais. É muito frequentado por jovens.

Praia da Armação: este é um dos principais núcleos de pesca do país, rodeado por natureza e repleto de atrativos culturais e históricos. É uma ótima escolha para quem deseja tomar um banho de sol ou nadar no mar manso e cristalino.

Praia do Matadeiro: nesta, só é possível acessar através de uma trilha, curta e rápida. A praia é calma e muita natureza atraindo turistas que buscam por sossego e também a surfistas, pois as ondulações são fortes.

Pântano do Sul: a praia tem uma ótima estrutura para o turista poder passar o dia tranquilamente, com banheiros, bares e restaurantes. É um lugar tranquilo, de águas calmas e geladas, indicado para relaxar e ficar em paz, com a família ou só.

Leste da Ilha

Lagoa da Conceição: é muito famosa por ser o point noturno. Tem construções antigas, venda de artesanatos e muitas opções de bares e restaurantes. Na praia, esportes como Wind e kitesurf, vela, caiaque e stand-up paddle, e as águas são mornas e tranquilas.

Praia da Joaquina: uma das praias mais visitadas. Tem as dunas mais altas da Ilha, onde são praticados esportes como Sandboard e Skibunda, sendo possível alugar pranchas no local. É muito frequentada por surfistas e tem uma ótima infraestrutura, com estacionamento, bares, restaurantes e lojas.

Praia Mole: música ao vivo, agitação e baladas, essa praia é o point da juventude florianopolitana. Há bares por toda a orla, o mar é aberto e adequado para surfistas. A praia é sede de muitos campeonatos de surfe e outros esportes náuticos.

Praia da Galheta: esta é a única praia na cidade onde é permitida a prática de nudismo. O acesso se dá através de duas trilhas, a da Praia Mole ou da Barra da Lagoa. Ela é semi deserta, preservada e as águas são cristalinas e moderadas.

Barra da Lagoa: No início, o mar é tranquilo, no Norte, o mar é aberto, adequado para esportes radicais. A água é azul, há uma longa faixa de areia e é muito frequentada por pessoas que jogam futebol e vôlei, pois tem quadras no começo da praia. No farol há uma visão panorâmica da praia, ideal para quem quer admirar a ilha e fazer umas fotos.

Canal da Barra da Lagoa: é uma espécie de rio que liga a Lagoa da Conceição ao oceano. A água é transparente e límpida, adequada para mergulhar e observar os peixinhos. Mas, é importante tomar cuidado com a correnteza e com as embarcações que passam pelo local.

Vias Gastronômicas

Em dezembro de 2014 Florianópolis recebeu o selo Cidade Unesco da Gastronomia, fazendo parte do seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que apoia e incentiva a criatividade como incentivadora do desenvolvimento sustentável no mundo todo. Abaixo, citamos algumas vias gastronômicas em Florianópolis que têm referência no mundo todo por seus restaurantes únicos e pratos excêntricos. 

Coqueiros: na região continental, muito próximo do centro da cidade. O bairro se destaca na sua variedade em bares e restaurantes, com cardápios que vão de hambúrgueres e pizzas até a comida oriental e frutos do mar. Coqueiros está integrado aos bairros Abraão, Itaguaçu e Bom Abrigo, todos com inúmeras opções de restaurantes espalhados pela orla.

Lagoa da Conceição: o bairro é recheado de opções gastronômicas. No centro, tem uma infinidade de restaurantes, bares e botecos, e na Costa da Lagoa, onde só há acesso por barco, tem uma vista maravilhosa e muita variedade em frutos do mar. A Avenida das Rendeiras é o local onde há maior concentração de opções de restaurantes.

Santo Antônio de Lisboa: por ter uma grande herança açoriana e pela sua conservação, o bairro parece uma vila antiga de Portugal. A praia oferece uma vista incrível e diversas opções de restaurantes a sua beira. Junto com os bairros Cacupé e Sambaqui, Santo Antônio possui várias fazendas de ostreicultura e malacocultura, criação de ostras e mariscos, e este é um dos motivos de hoje os bairros serem a Rota Gastronômica do Sol Poente. 
 

Pontos Turísticos

Ponte Hercílio Luz: é a primeira ligação entre a Ilha e o Continente. Passou por reformas e foi recentemente reinaugurada. Para ter uma visão ampla, aconselhamos visitar o Parque da Luz, onde há um mirante com uma vista privilegiada, com uma área de lazer arborizada bem no centro de Florianópolis. E fica logo em frente aqui do Castelmar Hotel.
 
Praça XV de Novembro: área movimentada com muitas construções históricas no centro da cidade. A Praça XIX, na frente da Catedral Metropolitana, foi toda arborizada durante o século XIX, com palmeiras imperiais, fícus indiano, cravos da Índia e a famosa Figueira Centenária, que nasceu em 1871 e hoje tem mais vida que nunca.
 
Mercado Público: fica no coração do centro, muito próximo ao Terminal Rodoviário e à Ponte Hercílio Luz. Tem diversos restaurantes, para todos os gostos, com frutos do mar, carne, frutas, e algumas lojas com produtos artesanais, como renda de bilro, tradição açoriana.




Share by: