Cinco sugestões imperdíveis para os trilheiros em Florianópolis!
Quem mora ou visita Florianópolis têm, na capital de Santa Catarina, uma excelente chance de fazer trilhas, curtindo vistas inesquecíveis. Afinal, todos nós sabemos que a capital catarinense foi brindada pela natureza. Se você já gosta de caminhar, vale muito aderir a essa prática esportiva que tem benefícios físicos e mentais.
No caso de exercícios praticados ao ar livre, como as trilhas, estudos comprovam que há resultados efetivos na sensação de bem-estar e felicidade. Isso acontece porque se exercitar junto à natureza aumenta a produção de endorfina. Que tal, então, fazer esse investimento em qualidade de vida, com o plus dos cenários incríveis de Florianópolis? Esse artigo vai te ajudar nessa missão.
Cinco opções, para diferentes fôlegos e gostos
A ilha de Santa Catarina tem opções de trilhas bastante diversificadas. As regiões Leste, Norte e Sul oferecem possibilidades aos trilheiros. Há os percursos fáceis, de no máximo uma hora, e também possibilidades complexas, que exigem mais experiência Nesses casos, são caminhadas de cerca de três horas, sendo bastante válido recorrer a ajuda de um guia.
Isso quer dizer que independente de ser iniciante, ou mais descolado no mundo das trilhas, você vai ter chance de descobrir esses legítimos recantos de beleza que Floripa reserva. Veja algumas das trilhas bastante conhecidas:
Caminho da Costa da Lagoa: é ótima pedida para quem não está tão acostumado a praticar o esporte, por ser um trecho bastante plano e com poucos obstáculos. Fica na região Leste, permitindo, no ponto mais alto, uma vista panorâmica da Lagoa da Conceição e praias próximas. Na chegada à Costa da Lagoa, o visitante ainda aproveita os bons restaurantes instalados ali;
Naufragados: esse é outro caminho considerado fácil. A região é conhecida por ser o local onde ocorreram os naufrágios de duas embarcações portuguesas, em 1753. Um dos grandes atrativos da trilha é a abundante área de preservação de Mata Atlântica que acompanha todo o trajeto; passando por praias e fonte d´água;
Ilha do Campeche: a chegada ao mais importante sítio arqueológico de Florianópolis pode ser feita pela ligação por diferentes trilhas. E vale a pena já que o local, acredita-se, abrigou alguns dos primeiros habitantes da região, tendo sido, inclusive, visitado pela comitiva imperial de D. Pedro II, em 1845. As caminhadas têm grau de dificuldade mapeado como médio e permitem incríveis vistas das praias do sul e do leste da ilha;
Praia do Saquinho: nesse caso, já falamos de um percurso considerado difícil. É uma trilha longa e que passa por costões. Um dos aspectos interessantes é o que se encontra no final da caminhada. A Praia do Saquinho é uma tradicional e isolada comunidade que agrega descendentes de açorianos. É um atrativo além das belas paisagens litorâneas com as quais os visitantes se depara, durante a caminhada.
Lagoinha do Leste: para muita gente, essa é a mais bela trilha de Florianópolis, mas também se trata de um percurso longo e difícil. A recompensa vem com a chegada à Lagoinha do Leste, uma praia isolada e preservada. E o trajeto até ela é repleto de visuais impressionantes. O trilheiro vê, de cima, praias do sul da ilha, como Pântano do Sul e Armação.
E que tal a ajuda da tecnologia?
E se você quer saber mais sobre as trilhas disponíveis na ilha da magia, a tecnologia é uma excelente aliada. O aplicativo Floripa Trilha, disponível para os sistemas Android e IOS, traz informações detalhadas sobre as opções existentes na capital catarinense e ainda dá acesso a fotos e vídeos, com a opção de contato direto com os desenvolvedores.
Outro app específico para ficar por dentro das trilhas é o Floripa Hike, que apresenta mapas de acesso, descrições e características dos percursos. Na ferramenta, também estão disponíveis avaliações e comentários de quem conhece os trajetos. Uma boa ajuda para decidir qual possibilidade escolher, também disponível para Android e IOS
É tudo que você precisa para fazer parte, de vez, da tribo dos trilheiros!












