Como se preparar para trilhas em Floripa
Saiba como se preparar, e conheça as melhores trilhas para iniciantes em Florianópolis
Se você é um grande fã de aventuras Floripa é o destino certo. A cidade é rodeada pela natureza, oferecendo várias opções de trilhas de todos os tipos, desde as de nível leve a alta intensidade. Nesse artigo preparamos um guia de como se preparar para as trilhas para você que é iniciante, e também algumas sugestões de trilhas.
1) Prepare-se física e mentalmente
É muito importante conhecer o seu limite e sua condição física. Se aventurar em trilhas longas, caso você não tenha um bom condicionamento, pode acabar terminando numa aventura frustrante. Portanto, comece a treinar sua mente e corpo antecipadamente. Estar aberto a novas experiências e manter um pensamento positivo e resiliente irá auxiliar na sua motivação. Lembre-se também que tanto em trilhas como em treinos, tudo deve ser com calma, um passo de cada vez para alcançar seu objetivo final. Uma trilha bastante indicada para iniciantes é a trilha da Praia do Gravatá , sendo de caminhada curta e fácil, ao chegar no topo é possível visualizar o ponto que é utilizado para saltos de parapente. Chegando ao costão na ponta do Gravatá pode-se avistar as praias da Joaquina e Mole .
2)Escolhe um destino adequado ao seu condicionamento
Caso você seja iniciante escolha uma trilha de baixa a média intensidade. No extremo sul da ilha a trilha dos Naufragados (percurso 2.621 metros) é uma opção bastante tranquila para quem ainda não tem experiência. Com cerca de 45 minutos de duração, o caminho passa por um túnel de vegetação nativa. Além disso, você também encontra riachos para se refrescar e tomar água. A trilha possui um caminho bem demarcado para seguir, com início na Caiera da Barra Sul, onde termina o calçamento da rua. A trilha tem cerca de 2,6 km de extensão pode ser feita sem dificuldades, com desníveis pouco intensos. Ao chegar na praia há dois restaurantes, não há hotéis ou comércios na região por ser uma área de preservação.
3) Escolha roupas e calçados adequados
Procure optar por calçados próprios para fazer trilhas, que sejam fechados anatômicos e confortáveis. As botas de caminhadas são ideais. Caso não tenha botas procure usar calçados com solado espesso, e também procure levar um par de meias extra. Escolha roupas confortáveis que sejam em camadas, que você possa acrescentar ou retirar conforme precisar. Se houver possibilidade de chuva também leve uma capa de chuva. Também não esqueça de levar um boné ou chapéu, o filtro-solar e óculos de sol.
Uma trilha de baixo a média intensidade, é a trilha Costa da Lagoa , também conhecida como Trilha do Canto dos Araçás . Com poucos declives e aclives, a trilha é plana e bem marcada. Nessa trilha é possível visualizar várias construções antigas, engenhos, restaurantes com comidas típicas. Nessa trilha é possível retornar para a Lagoa da Conceição de barco.
4) Água e lanche
Mesmo que a caminhada não dure muito, é importante manter-se hidratado. Por isso lembre de levar bastante água, em garrafas não-descartáveis, pois o meio ambiente agradece! Considere aproximadamente 1 litro por pessoa na hora da trilha.
Também recomendamos levar alimentos leves para o lanche, como frutas, sanduíches naturais, barras de cereal, pois geralmente não há comércio na região e o corpo precisa repor as energias após uma longa caminhada.
5) O que deve ter na sua mochila
Caso você vá fazer a trilha sozinho, avise alguém onde está indo e o tempo de duração. Isto serve para caso algo não saia como o esperado (por exemplo você se perder), alguém poderá pedir ajuda. Leve seu celular, e se possível um mapa da região ou um GPS. Esteja ciente que muitas áreas de trilha não há sinal.
Alguns itens interessantes para carregar na sua mochila durante as trilhas são:
-
Lanterna, facas ou canivete: caso vá fazer uma trilha mais longa, esses objetos são importantes para iluminação, ou cortar algum material que atrapalhe a trilha.
-
Suprimentos de primeiros socorros: bandagens, adesivos para curativo, pinças, lenços antissépticos.
-
Câmera fotográfica: lembre-se também de registrar as belas paisagens que encontrará no caminho!
Seguindo nossas dicas você irá aproveitar as trilhas de Florianópolis de maneira segura e confortável. Caso deseje acessar mais conteúdos sobre Floripa acompanhe nossas redes sociais !
E então gostou das nossas dicas? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro!












