Floripa no Inverno
Já pensou em visitar Florianópolis no Inverno?
Temos uma notícia surpreendente para dar: pode não parecer, mas Floripa é muito mais do que praia! Temos uma cultura incrível para ser explorada, museus a serem visitados e uma gastronomia deliciosa para saborear em qualquer época do ano. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas muito legais do que pode ser feito e apreciado em Florianópolis na estação mais fria do ano.
1) Vá ao Mercado Público
É bem no centro da cidade e oferece muita variedade em gastronomia, inclusive pratos bem típicos da região. Se você gosta de frutos do mar, como ostra, casquinha de siri, tainha e camarão, está no lugar certo. Mas se preferir outros pratos, também tem opções. O ambiente é agradável, descontraído e muito apreciado pelos manezinhos (como são chamadas, carinhosamente, as pessoas de Floripa).
Nas lojas você encontra as rendeiras fazendo renda de bilro, que é tradição açoriana há anos, lembrancinhas, roupas e acessórios. Se tiver sorte, pode encontrar alguma feirinha acontecendo, que é muito comum aos sábados.
2) O Centro Histórico e as suas belezas
Aproveite o seu passeio ao Mercado Público e conheça um pouco mais dos arredores.
A Praça XV de Novembro, por exemplo, é o berço da cidade, foi onde Dias Velho fundou a Vila de Nossa Senhora do Desterro, que hoje é Florianópolis. No século XIX ela foi arborizada e até hoje mantém seus espécimes de ficus indianos, palmeiras imperiais, cravos da Índia e a famosa Figueira Centenária.
A Figueira Centenária é a grande referência do local. Ela é repleta de tradições casamententeiras folclóricas, como por exemplo, se você dar sete voltas em torno da árvore e fazer um pedido do fundo do coração, o seu desejo se realiza, seja ele relacionado à fortuna ou casamento. Há boatos também, que se você quiser retornar a Floripa, é só dar uma volta em seu entorno.
A Catedral Metropolitana também é muito conhecida, principalmente por ser um acervo de arte sacra. Desde 1902 a escultura “Fuga para o Egito”, do artista tirolês Demetz Groeden, está presente na Igreja. Ela foi construída em 1675, quando Dias Velho resolveu construir uma capela em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Desterro.
Muito perto da Catedral está o Palácio Cruz e Sousa, prédio de estilo neoclássico e barroco que foi por muitos anos a sede do Governo de Santa Catarina, e que hoje é o Museu Histórico do estado.
Uma sala do palácio abriga os restos mortais do poeta simbolista João Cruz e Sousa, que nasceu na antiga desterro em 1861.
Vale à pena conhecer a história da capital de Santa Catarina!
3) Os mirantes
Quer ter uma vista panorâmica da Ilha da Magia? Visite os mirantes!
O Mirante do Morro da Cruz, por exemplo, é muito perto do centro e tem uma vista magnífica de grande parte da ilha. Outra dica de ouro é o Mirante da Praia Mole, onde você tem uma visão panorâmica e privilegiada da Lagoa da Conceição.
4) Vá de barco!
E quem disse que não tem praia no nosso roteiro? A gente só não indica o banho de mar, a água é muito fria nesta época.
No inverno, os passeios de barco são uma boa pedida. Tem muitas opções de barcos (escuna, lancha, pesqueiros) e de destinos. Florianópolis tem diversas praias incríveis e magníficas para conhecer, e alguns dos passeios que nós indicamos é: Ilha do Campeche, Ilha de Anhatomirim e passeios turísticos, que normalmente rodam por grande parte de Floripa.
Para quem gosta de praia e de aventuras, é uma ótima ideia!
5) Viaje no tempo!
Tem dois bairros muito especiais e antigos em Florianópolis, que mantêm a cultura açoriana preservada e a gastronomia é de dar água na boca. Estamos falando de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.
Santo Antônio de Lisboa
Parece de fato um vilarejo perdido no tempo e carrega uma beleza indescritível. Para apreciar o bairro da melhor forma possível, indicamos que você faça a caminhada de três quilômetros de Santo Antônio a Sambaqui, tem muita história enraizada.
Aos finais de semana e feriados, tem a Feira das Alfaias, onde acontece a venda de quadros de artistas regionais, roupas, acessórios em crochê e artesanato.
Ribeirão da Ilha
Este bairro tem uma bagagem imensa de histórias e de cultura açoriana, aliás estamos falando do acervo histórico mais antigo de Florianópolis. Há muitos restaurantes com a gastronomia típica da região, inclusive, é possível se deliciar com as melhores ostras do Brasil, sentado num deck e apreciando o mar.
E outro conselho de ouro, é: converse com os manezinhos da região. Eles são muito sábios, amigáveis e repletos de histórias e lendas para contar.
Aproveite cada momento!












